A HISTÓRIA NATURAL DO RATO DE LABORATÓRIO

SOBRE O FILME:

Filmado como um documentário sobre a vida selvagem durante vários meses, este filme de 27 minutos acompanha a vida de ratos de laboratório após terem sido libertados num habitat externo de grandes dimensões, habitat esse onde necessitam competir, tal como seus primos selvagens, por comida, abrigo e parceiros. Enquanto testemunhamos a emergência de uma sociedade estruturada e complexa que logo prospera neste ambiente selvagem, o filme demonstra como estudos variando da fisiologia à psicologia revelaram várias características que, apesar de gerações de domesticação, permanecem disponíveis para serem expressadas quando surge uma oportunidade. Nós podemos ter retirado o rato da vida selvagem, mas será que retiramos a vida selvagem de dentro do rato?

Este filme pode ser obtido em VHS ou DVD (veja a secção "Get the film").

O por quê deste filme e do web site:

1) Quando se mantém animais em cativeiro, é importante reconhecer as suas capacidades. O progresso do bem-estar animal é, em grande parte, movido por uma combinação de se estar alerta, força de vontade e factos. Este filme tem o propósito de ser relevante para os três, através da revisão de comportamentos e necessidades que, apesar de gerações de domesticação, permanecem inatos e disponíveis para serem expressos dada uma oportunidade. É também relevante por razões científicas: até o cientista mais causal, exclusivamente interessado em mecanismos, está de certa forma a estudar o produto da evolução.

Milhões de anos de evolução fizeram realmente com que o rato se tornasse um nos omnívoros sociais de maior sucesso no planeta. Tal é a variedade dos talentos desta espécie admirável (e também um animal de estimação excelente), que um guia do que é importante para um rato torna-se um passeio guiado pelos tópicos em comportamento animal (incluindo, até certo ponto, o nosso) e bem-estar.

Os tópicos abrangidos no filme incluem os seguintes:

1· Selecção de comida
2· Os benefícios da vida em grupo
3. Capacidades de aprendizagem
4· Hierarquias de dominância
5· Anti-predação
6· Comunicação (olfactória e ultra-sónica)
7· Selecção e orientação de habitat
8· Estratégias de acasalamento e selecção sexual
9· Neofobia
10· Nascimento e Infanticídio


2) Este material também tem o intuito de constituir um recurso que pode ser utilizado um aulas e apresentações. As sequências estão disponíveis em formato digital e o Web site contém 40 slides para download e clips do filme (alguns sem comentário) que cobrem todas as secções principais do documentário. Aqueles de nós que ensinam comportamento têm lamentado a falta de material para ilustrar o que queremos dizer. Este filme e web site procura compensar esta falha.

Espero que este esforço seja útil. Os seus comentários e sugestões serão bem-vindos. Informe-me em enquiries@ratlife.org

Manuel Berdoy
Oxford, 2003
.
(Translated by O. Marchi, D. Azevedo & J. Marques).